Grupos e Núcleos de Estudo

CAAp – Centro de Atividades Apícolas

O Centro de Atividades Apícolas é um grupo de pesquisa e extensão universitária sem fins lucrativos que já vem trabalhando no âmbito da apicultura desde 1984, quando foi idealizado por dois estudantes de Agronomia (Afonso Odério e Breno Magalhães) e incentivado pela professora Zelma Bastos.
O grupo, além de promover palestras sobre apicultura, manejo e biologia de abelhas, promove atividades práticas, como manejo de apiário e beneficiamento dos produtos, como o mel, de suas próprias colmeias, localizadas no Setor de Abelhas. O CAAp presta serviços à comunidade, dentre os quais está o Dia do Mel e as capturas de enxames.
Coordenador: Prof. Dr. Breno Magalhães Freitas
Presidente: Artur Bruno da Silva Barbosa
Vice-Presidente: Francisco Gerson de Abreu Santos
Demais membros: Fabio Ribeiro Sampaio Pinto, José Cláudio Caetano Lima Junior, Maria da Conceição Parente
E-mail: caap.ufc@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/caapufc
Página: caapufc.blogspot.com.br/

GEFAR – Grupo de Estudos em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes

 

 

O grupo objetiva a discussão e aprofundamento do estudo das áreas concernentes a Forragicultura e alimentação de ruminantes.
Supervisor: Prof. Dr. Magno José Duarte Cândido

 

GEPEq – Grupo de Estudos em Produção de Equídeos

O Grupo de Estudos em Produção de Equídeos (GEPEq/UFC) surgiu em 2010, a partir de um grupo de alunos interessados em discutir e aprofundar a temática sobre equídeos em geral, tratando de assuntos antigos e atuais sobre o tema, embasados e orientados pelo coordenador do grupo. Desde então o grupo teve como objetivo inicial integrar estudantes dos cursos de Ciências Agrárias, profissionais e pesquisadores, a fim de promover a equideocultura e buscar novos conhecimentos sobre asininos, muares e equinos. Dentro das atividades de integração realizadas pelo grupo estão a realização de palestras sobre temáticas específicas da área, organização de minicursos, simpósios e ainda a participação em eventos equestres locais como Expoece e Expoceará.
Coordenador: Prof. Dr. Gabrimar Araújo Martins
Presidente: Melquisedeque Morais Maciel
Vice-Presidente: Ana Carolina Marques Craveiro
Demais membros: Amanda Maria Barrozo de Lima Morais Rodrigues, Carina de Oliveira, Francisco Samuel Nogueira dos Santos, Francisco Vinícius da Silva Bezerra, Isadora Gomes Ribeiro, Rafael Costa Souza, Thainá Anunciação Ferreira Matheus
E-mail: gepequfc@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gepeq.ufc/

GPEBOV – Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura e Bubalinocultura

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura (GPEBOV) visa dar possibilidades aos alunos de aprofundarem os seus conhecimentos na área de bovinocultura e bubalinocultura. Os integrantes procuram temas atuais para serem debatidos, promovem palestras, seminários, programam visitas técnicas, participam de eventos e feiras agropecuárias, fazem contatos com propriedades para que os alunos possam realizar estágios nos períodos de férias e programam cursos na área, visando incentivar os alunos a aprimorarem seus conhecimentos, possibilitando, portanto, a interação entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais da área. As reuniões são abertas ao público e ocorrem na segunda-feira, ás 12 horas, no Departamento de Zootecnia.

Coordenadora: Profa. Dra. Andréa Pereira Pinto e Profa. Dra. Patricia Guimarães Pimentel
Presidente: Alexandre Silva de Almeida
Vice Presidente: Patricia Taynara de Jesus
Demais membros: David Oliveira de Lucena, Jander Fabrício Martins Costa e Joice Helene da Silva, Lucas Correia de Sampaio, Thaysnara Rafael da Silva, Yasmim Dantas Braga, Tiago Monteiro Bezerra.
E-mail: gpebov.2015@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gpebovufc/

GRECO – Grupo de Estudos em Caprinos e Ovinos

O Grupo de Estudos em Caprinos e Ovinos teve início em meados de 1998, sendo efetivado em novembro do mesmo ano e intensificado suas atividades ao longo de 1999. Foi organizado por alunos do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Ceará, com apoio e supervisão do Prof. Pedro Zione de Souza, motivados pelo interesse em ampliar, intensificar e promover conhecimentos acerca da Caprinocultura e Ovinocultura nos contextos regional, estadual e nacional. Atualmente, está vinculado ao departamento e curso de Zootecnia, sendo composto por alunos dos cursos de Zootecnia e Agronomia. O grupo realiza cursos, eventos, visitas técnicas, palestras, participações em pesquisas, congressos, feiras e exposições. As reuniões ocorrem às quartas-feiras, quinzenalmente, no horário de 12hs, sendo abertas ao público.
Coordenador: Prof. Pedro Zione de Souza
Presidente: Victa Nobre de Andrade
Vice-Presidente: Wesley da Silva Moura
Demais membros: Yara Oliveira Nunes, Gabriela Florencio Lacerda, Marina Rose Campos Barroso
E-mail: grecoufc@gmail.com
Facebook: GRECO – Grupo de Estudos em Caprinos e Ovinos

NEABE – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Abelhas

O grupo objetiva a discussão e aprofundamento do estudo das áreas concernentes a apicultura, manejo e biologia de abelhas, entre outros.
Coordenador: Prof. Dr. Breno Magalhães Freitas

NEASPet – Núcleo de Estudos em Animais Selvagens e Pets

O Núcleo de Estudos em Animais Selvagens e Pet’s surgiu em março de 2010 através do interesse de alunos que buscavam trabalhar com animais silvestres, selvagens e de companhia, com o apoio da professora Carla Gadelha.
O grupo objetiva a discussão e aprofundamento do estudo das áreas concernentes a Animais Silvestres, Selvagens e de Companhia, bem como o estímulo à produção acadêmica de projetos, apresentação de trabalhos em eventos da área, como o ZOOTEC, Simpósio Cearense sobre Animais Selvagens; realização do Ciclo de Palestras em Animais Silvestres e do Ciclo de Palestras em Animais de Companhia; participação como apoio nas Semanas de Zootecnia da UFC, Semana do Meio Ambiente, Semana da Criança no Zoológico Municipal de Fortaleza – Zoológico Sargento Prata e All About Pet Show.
Coordenador: Profa. Dra. Carla Renata Figueiredo Gadelha
Presidente: Artur Bruno da Silva Barbosa
Vice-Presidente: Romana Aguiar Andrade
Demais membros: Gadiel Siebra Gonçalves, Ingryde Paula Aragão Leitão, Jéssica da Silva Carias, Karolyny Dias Gomes, Lucas Batista Saraiva da Costa, Manuela Freitas da Silva, Stephany Ramos Pedrosa, Victória Maria Passos Freires, Yago Cavalcante Acioly
E-mail: neaspet_@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/neaspet.ufc
Página: www.neaspet.ufc.br/

NEMA – Núcleo de Estudos em Melhoramento Animal

O núcleo de estudos em melhoramento animal (NEMA) surgiu no ano de 2015 como iniciativa de alunos de graduação em Zootecnia, com o interesse de adquirir novos conhecimentos na área de Genética e Melhoramento animal. O grupo tem apresentações sobre programas de melhoramento e características com influência genética nas mais diversas espécies animais de interesse zootécnico. As apresentações são realizadas a cada duas semanas, geralmente na quinta-feira, ao meio-dia, sob responsabilidade dos alunos participantes do grupo.
Coordenador: Prof. Dr. Luciano Pinheiro da Silva
Presidente: Adalgisa Herbster
Vice-Presidente: Roberto Augusto
Demais membros: Dhones Andrade, Jullyane Ivo

NEPEAvi – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Avicultura

O objetivo do núcleo é dar suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão em avicultura, de forma a congregar professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área e produtores rurais que se interessem e/ou tenham atividades relacionadas ao estudo ou criação de aves. Atividades promovidas: reuniões, cursos, palestras, práticas de campo, visitas técnicas, estágios, participação em eventos técnicos e científicos, execução e publicação de pesquisas cientificas
Coordenador: Prof. Dr. Ednardo Rodrigues Freitas

 

NES – Núcleo de Estudos em Suinocultura

O núcleo de estudos em suinocultura surgiu em 2015, com o interesse de um grupo de alunos que participavam de atividades no setor de suínos, substituindo o NESUI. Semanalmente acontecem reuniões abertas e fechadas para discussões de temas relevantes na atual situação da suinocultura brasileira e mundial. O objetivo do grupo é disseminar conhecimento sobre a criação de suínos para os alunos de todos os semestres dos cursos de graduação em Zootecnia e em Agronomia. Dentro das atividades do grupo está a realização de palestras, mesas redondas e ainda a participação em congressos na área de suinocultura.
Coordenadores: Prof. Dr. Pedro Henrique Watanabe e Prof. Dr. Luiz Euquerio Carvalho
Presidente: Juliana Mendes
Vice-Presidente: Virginia Lima
Demais membros: Dinna Freitas, Jander Fabricio, Eduardo Pessoa, Jullyane Ivo, Ana Carolina Paulino, Ocilio Souza, Andreza Vasconcelos, Rennan Pinheiro, Barbara Brasileiro, Tayane Cristina

 NEPEC – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cunicultura

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cunicultura visa permitir a integração entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais da área de cunicultura, difundindo conhecimentos científicos através de cursos, palestras, estágios, visitas técnicas e práticas de campo.
Coodernadora: Profa. Maria Elizimar Felizardo Guerreiro
Membros: Prof. Dr. Ednardo Rodrigues Freitas, Prof. Dr. Pedro Henrique Watanabe, Prof. Dr. Germano Augusto Jerônimo do Nascimento, Raffaella Castro Lima, Rafael Carlos Nepomuceno, Thalles Ribeiro Gomes, Lina Raquel Santos Araújo, Rayssa Santos Cândido, Letícia Coelho dos Santos de Castro