Renovação de reconhecimento do curso de Zootecnia

19 de Janeiro de 2016

O Curso de Zootecnia passará pelo processo de renovação de reconhecimento, com visita in loco em 2016.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidiam tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior a toda sociedade. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.
Visando esclarecer o processo de Renovação de Reconhecimento do Curso, foi realizado às 13h00 do dia 12/01/16, no auditório do Departamento de Zootecnia, uma reunião com os alunos e professores do curso de Zootecnia.
Esta contou com a presença da Profa. Maria do Socorro de Sousa Rodrigues da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), que prestou esclarecimentos importantes sobre o processo de reconhecimento de cursos. Explicitando a todos o que compõe as notas utilizadas para avaliação dos cursos e das instituições, como são realizadas as avaliações e sua importância.
Também foram feitos comunicados da Coordenação do Curso de Zootecnia, onde a Coordenadora, Profa. Andréa Pereira Pinto, informou a respeito do site do curso, avaliação institucional e ENADE:

  • Sobre o site do Curso de Zootecnia foi informado sua publicação oficial em 18/12/16, com esclarecimentos sobre seu conteúdo e manutenção;
  • Sobre a Avaliação Institucional da UFC, a importância dos alunos e professores realizarem e o prazo para avaliação do semestre 2015-2;
  • Sobre o resultado do processo de Avaliação Institucional 2015-1, houve a liberação parcial dos resultados e os procedimentos a serem adotados pela Coordenação (reunião com o Núcleo Docente Estruturante para avaliação dos resultados, definição de medidas a serem adotadas e reunião com os discentes para divulgação);
  • Sobre o ENADE, que ocorrerá em 2016, foi encaminhado pela coordenação do curso, para o e-mail dos discentes e docentes, as três últimas provas do ENADE (2007, 2010 e 2013) com os respectivos gabaritos, para que todos possam tomar conhecimento dos conteúdos abordados. Posteriormente, novas reuniões serão marcadas para esclarecimentos sobre o processo.

Compareceram a reunião 47 alunos e 11 docentes, que puderam esclarecer as dúvidas sobre os assuntos abordados.

Fonte: Coordenação do curso de Zootecnia – fone: 3366-9416