Infraestrutura

O Departamento de Zootecnia (DZO), que dá suporte físico e administrativo ao Curso de Graduação em Zootecnia, apresenta a seguinte infraestrutura: uma secretaria, uma coordenação, 06 salas de aula da graduação e 01 sala da Pós Graduação, um auditório; 05 laboratórios, uma fábrica de ração e 06 setores.

Conta ainda o curso, com apoio dos Laboratórios, Casas de Vegetação, Instalações e equipamentos dos demais departamentos que constituem o Centro de Ciências Agrárias e o Centro de Ciências, além do Centro de Ciências Agrárias da UFC colocar à disposição dos Cursos de Graduação três fazendas experimentais (Fazenda Experimental Vale do Curu, Fazenda Lavoura Seca e Fazenda Raposa) e o Sítio São José, localizadas em ambientes ecológicos distintos, para a execução das tarefas de ensino, pesquisa e extensão.

Fábrica de ração

A fábrica de ração está equipada com moinhos de martelo, misturadores de ração vertical, forrageira, peletizadora, balanças mecânicas e balança de prato.
Responsável: Prof. Pedro Henrique Watanabe

Laboratório de fisiologia animal

O laboratório possui uma estrutura que permite a coleta, processamento e análises de amostras de sêmen fresco e resfriado, separação de plasma seminal e tecidos, extração de proteínas de tecidos, preparação de amostras (células e tecidos) para imunocitoquímica, análises histológicas e avaliação de proteínas através de eletroforese uni e bidimensional e Western blots, purificação de proteínas, purificação de RNA e análise de expressão gênica através de RT-PCR.
Responsável: Prof. Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura

Laboratório de informática

O Laboratório de Informática do Centro de Ciências Agrárias está localizado no Departamento de Zootecnia. Possui três salas e atende aos alunos dos cursos do CCA e servidores do referido centro.
Responsável: Natan Ramos Silva
Telefone: 3366-9710

Laboratório de morfologia animal

Sala localizada no Setor de Cunicultura, é equipado com microscópios, lupas e peças anatômicas, sendo utilizado para as aulas práticas de anatomia e de histologia.

Laboratório de nutrição animal

O laboratório possui sala de energia bruta/absorção atômica; sala de estufas; sala de moinhos; sala de balanças e sala de análises. Além de atender aos alunos da graduação e pós-graduação, presta serviços à comunidade externa, sendo realizadas, dentre outras, as seguintes análises: matéria seca, matéria mineral, proteína bruta, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose, lignina, pH, energia bruta, fracionamento de carboidratos e compostos nitrogenados.
Responsável: Profa. Elzânia Sales Pereira
Telefone: 3366-9749

Laboratório de reprodução animal

O laboratório realiza análises anatômicas e fisiológicas, individuais e comparadas de mamíferos domésticos; coleta e análise bioquímica e morfológica de sêmen de animais domésticos, incluindo: caprinos, ovinos, suínos, caninos, coelhos e abelhas; coleta e análise bioquímica de sangue de mamíferos domésticos, incluindo: caprinos, ovinos, suínos, caninos e coelhos.
Responsável: Profa. Ana Cláudia Nascimento Campos
Telefone: 3366-9023

NEEF – Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura

No ensino o NEEF dá suporte à realização de aulas práticas nas áreas de manejo de pastagens, conservação de forragens, manejo alimentar e reprodutivo de ovinos. O NEEF constitui ainda excelente espaço para a execução de estágios extracurriculares para alunos de graduação em Agronomia e Zootecnia, com vivência prática nas áreas de manejo alimentar, manejo sanitário, manejo reprodutivo, manejo geral, instalações e controle zootécnico dos rebanhos. Desenvolve o projeto “NEEF recém-ingresso: Combate à evasão escolar por meio da aprendizagem em grupo na área de forragicultura e alimentação de ruminantes” e dá apoio às atividades dos Grupos de Estudos GEFAR e GRECO e da Empresa Júnior de Zootecnia. Desenvolve atividades de extensão, por meio de instalação de unidades demonstrativas, realização de dias-de-campo, cursos, recebimento de visitas técnicas e caravanas. Possui duas linhas de pesquisas: Ecofisiologia e manejo de pastos tropicais e Alternativas alimentares para produção de ruminantes nos trópicos.
Responsável: Prof. Dr. Magno José Duarte Cândido
Telefone: 3366-9020

Setor de abelhas

O setor dispõe de sala de extração de mel; sala de análises polínicas; sala de informática; laboratório de meliponíneos; sala da coleção de abelhas; laboratório didático; laboratório experimental; sala de análises especiais; ninhos para mamangavas e colmeia de observação. O setor serve de apoio para as aulas nos cursos de graduação e Pós- Graduação; orientação a alunos dos cursos de Pós-Graduação; orientação técnica a apicultores da agricultura familiar e da iniciativa privada; sistema de permuta de cera para Apicultores da Agricultura familiar e da iniciativa privada; atendimento a alunos de escola, pública e privada, no tocante a importância dos diversos grupos de abelhas para os ecossistemas e para as plantas cultivadas; bem como realização de Cursos de Apicultura para Instituições públicas e privadas.
Responsável: Prof. Breno Magalhães Freitas
Telefone: 3366-9707

Setor de avicultura

O Setor de Avicultura pertencente Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrária da Universidade Federal do Ceará é constituído por galpões equipados para criação de frangos de corte, poedeiras comerciais, codornas de corte e postura, patos, perus e matizes, além de incubatório, galpões experimentais e laboratório de qualidade de ovos. Linhas de pesquisa: Avaliação de alimentos para aves; Avaliação de aditivos na alimentação para aves; Exigências nutricionais das aves.
Responsável: Prof. Ednardo Rodrigues Freitas
E-mail: ednardo@ufc.br
Telefone: 3366-9708

Setor de cunicultura

O setor dispõe de 3 galpões para a criação dos animais de várias raças (Chinchila; Nova Zelândia Branco; Nova Zelândia Preto; Nova Zelândia Vermelho; Califórnia; Borboleta e Híbridos).
Responsável: Maria Elizimar Felizardo Guerreiro
Telefone: 3366-9709

Setor de digestibilidade para ruminantes

O setor de digestibilidade possui 8 baias grandes e 20 baias pequenas, utilizado para desenvolvimento de pesquisas da Pós-Graduação.
Responsável: Profa. Elzânia Sales Pereira

Setor de forragicultura

No setor constam 121 canteiros com plantas forrageiras de pequeno, médio e grande porte (Poaceas), herbáceas, subarbustivas e arbustivas (Fabaceas, Euphorbiáceas, Asclepiadaceas, cactáceas, entre outras) e área com aproximadamente 30 plantas arbóreas e arbustivas da caatinga. Possui um mostruário com aproximadamente 150 espécies de plantas forrageiras visitadas por técnicos e produtores rurais. Utilizado nas aulas práticas para alunos dos Cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia e Mestrado e Doutorado em Zootecnia.
Horário de funcionamento: 07 as 17 horas
Responsável: Profª Maria Socorro de Souza Carneiro

Setor de ovinocaprinocultura

Possui um galpão subdividido em 16 piquetes (área sem cobertura) e 40 baias internas. Possui área para pequenas cirurgias, além de um galpão auxiliar com 3 ambientes. Utilizado para aulas práticas de manejo (castração, descorna, casqueamento), definição do padrão racial e aplicação do bem-estar. Possui uma variedade de raças de caprinos (Boer, Savana, Canindé, Moxotó, Marota, Repartida e Gurgueia) e ovinos (Santa Inês, Somalis, Rabo Largo, Dorper, Morada Nova Branco, Morada Nova Vermelho, Cariri, Mestiços).
Responsável: Prof. Pedro Zione Souza
Telefone: 3366-9695

Setor de suinocultura

O Setor de suinocultura contem cinco galpões em alvenaria. Com aproximadamente 10 matrizes e dois reprodutores, é equipado com 16 gaiolas de metabolismo. Atende aos alunos de graduação e pós-graduação. Durante todo o ano presta serviços de extensão para pequenos criadores que buscam informações sobre a criação de suínos.
Responsável: Prof. Luiz Euquério de Carvalho
Telefone: 3366-9712

Galeria de imagens