Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Zootecnia (PDF 1.28 MB) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará visa atender as necessidades para o desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Desde sua criação em 2001, o PPC passou por ajustes e em 2015.1 foi implementado a nova estrutura curricular (PDF 39.17 KB), onde o aluno deverá integralizar 3.600 horas, sendo 53,33% de disciplinas obrigatórias, 28,45% de disciplinas optativas, 1,78% de trabalho de conclusão de curso, 11,11% estágio curricular e 5,33% de atividades complementares. A integralização de créditos necessários à conclusão do curso de graduação em Zootecnia deverá ser feita no mínimo em cinco anos (10 semestres) e no máximo em sete anos e meio (15 semestres).

Estágio curricular supervisionado obrigatório

O Estágio curricular supervisionado obrigatório segue o regulamento da Lei Ordinária Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e a Resolução do CEPE/UFC Nº 32 de 30 de outubro de 2009, além das normas regulamentares do curso de Zootecnia (PDF 162 KB). A atividade terá carga horária total de 400 horas, distribuídas a partir do 6º semestre (Estágio curricular supervisionado I; II; III; IV e V), com carga horária de 80 horas por semestre.

O aluno poderá realizar todo o estágio curricular supervisionado (400 horas) em empresas agropecuárias públicas ou privadas, em qualquer região do Brasil ou em outro país, com as quais a UFC mantenha convênio para esta finalidade, como: propriedades rurais; indústrias de laticínios, carnes e derivados; indústrias de rações; estações de produção e inseminação artificial; matadouros e instituições oficiais de ensino superior, pesquisa e extensão. Vale salientar que o discente poderá realizar uma parte do estágio nas dependências da UFC, não podendo exceder 80 horas. Modelos de formulários estão disponíveis no site do setor de estágios da UFC (www.estagios.ufc.br).

Trabalho de conclusão de curso (TCC)

O TCC poderá ser feito na forma de monografia, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional do curso, ou de artigo científico resultante de um projeto de pesquisa no qual o estudante tenha participado, ou ainda de revisão bibliográfica de assuntos pertinentes a sua formação, conforme normas regulamentares do TCC (PDF 92.62 KB).

Atividades complementares

O aluno necessita cumprir 192 h em atividades complementares, contadas a partir do primeiro semestre, conforme normas regulamentares do curso de Zootecnia (PDF 79.91 KB). Essas atividades compreendem atividades de iniciação à docência, pesquisa e extensão; atividades artístico-culturais e esportivas; de participação e/ou organização de eventos; experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas; produção técnica e/ou científica; vivência de gestão; atividades de formação ofertadas pela UFC ou outra universidade: cursos, mini-cursos de áreas afins, curso de língua estrangeira, oficinas, disciplinas cursadas em outras instituições, participações em palestras ou mini cursos para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, entre outros.